O Intervozes acaba de firmar um convênio com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo para coordenar na capital paulista um ciclo de formação sobre liberdade de expressão e direito à comunicação.

O projeto, que terá duração de seis meses, tem como objetivo formar 100 jovens e ativistas de grupos e organizações de direitos humanos nesta temática, visando sua capacitação para a reivindicação de direitos neste campo e a ampliação do reconhecimento do direito à comunicação como um direito fundamental da cidadania.
Ao todo, serão cinco turmas de vinte alunos cada, que frequentarão oito módulos de formação:

1. Introdução ao direito à comunicação

2. O sistema de comunicação no Brasil

3. As leis e garantias existentes ao exercício do direito à comunicação

4. A liberdade de expressão na internet e a convergência tecnológica

5. Violações do direito à comunicação no Brasil

6. Violações de direitos humanos na mídia

7. A luta da sociedade civil por uma mídia democrática

8. Como você pode exercer seu direito à comunicação e à liberdade de expressão


As oficinas contarão com material didático próprio, envolvendo conteúdos impressos e audiovisuais. Para a exposição dos temas a serem trabalhados, serão convidados especialistas e atores sociais ativos na luta em defesa dos direitos humanos. O Ciclo de formação contará ainda com cinco sessões do Cine Debate, com a exibição de filmes, documentários e curta-metragens relacionados à temática. Ao final da formação, será realizado um seminário sobre Liberdade de Expressão e Comunicação Popular.
As informações sobre inscrições, locais e períodos de realização das oficinas serão divulgadas em breve.