O Intervozes lançou nesta quinta-feira (10/07) o vídeo “Aprendendo a dividir”, que trata da complementaridade entre os sistemas público, privado e estatal de comunicação no Brasil. Prevista na Constituição Federal de 1988, a complementação entre os sistemas está longe da realidade brasileira, onde o cenário midiático se encontra altamente concentrado no campo privado.

O vídeo, que contou com o apoio da Fundação Friedrich Ebert para sua produção, integra a Campanha Para Expressar a Liberdade, que defende a aprovação de um novo marco regulatório para as comunicações brasileiras. Em 2013, a campanha, coordenada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, lançou o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática.

Em todo o país, estão sendo coletadas assinaturas em apoio ao projeto, que estabelece, entre outros pontos, que pelo menos 33% dos canais ou capacidade de espectro destinados à televisão terrestre e rádio serão reservados ao sistema público, sendo pelo menos 50% deles para os serviços prestados por entes de caráter associativo-comunitário.

Para assistir ao vídeo, visite a página da Campanha Para Expressar a Liberdade, clicando neste link.