Na última semana de janeiro, organizações, redes e movimentos de todo o mundo realizarão uma série de atividades por um “outro mundo possível”. Em 26 de janeiro, a semana de mobilizações do Fórum Social Mundial culminará num dia de ação global.

A edição de 2008 do Fórum Social Mundial tem a proposta de reunir milhares de pessoas espalhadas pelo mundo em ações descentralizadas e auto-organizadas. A comunicação estará em pauta como direito e será também instrumento que viabilizará a integração entre atividades em diversas partes do mundo.

O Intervozes participará de uma série destas atividades em diversos estados brasileiros. Nacionalmente, o coletivo ajuda a organizar as coletivas de imprensa simultâneas, que acontecrão no dia 22 de janeiro pela manhã.

Em São Paulo, no âmbito da Rede Paulista de Democratização de Comunicação e Cultura, estará na sábado-feira, evento de exposição a ser realizado no colégio São Luiz (região da Avenida Paulista) e também no ato de rua, previsto para as 13h na Praça Ramos (centro da cidade).

Em Brasília, o Intervozes participa do lançamento do documentário “Peraí, é nosso direito!”, da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos – Abrandh, sobre a luta por direitos humanos em duas comunidades, nas cidades de Teresina e Maceió, onde o vídeo também será lançado e exibido.

Em Natal, um mutirão vai trabalhar na divulgação e na cobertura do evento no dia 22, buscando pautar emissoras comunitárias, educativas e comerciais para divulgar o dia e as múltiplas causas da ação global.

Em Belo Horizonte, a manifestação vem dar seguimento aos quatro fóruns mineiros e ao I Fórum Social Brasileiro, com o objetivo de estabelecer um espaço para a crítica das práticas capitalistas, abordando os temas da globalização neoliberal que mais tem afetado a sociedade brasileira, sob a responsabilidade das organizações e das pessoas envolvidas com os movimentos sociais na Grande BH. A partir das 11h, na Praça Sete, acontecerá o Circo Antineoliberal, uma atividade de denúncia internacional sobre as conseqüências do neoliberalismo e a apresentação de alternativas construídas pelos movimentos sociais.

No dia 25, deve ser realizada uma audiência pública sobre o dia da Ação Global na Assembléia Legislativa. Dia 26, à tarde, será realizada uma caminhada na Praia do Meio. A atividade será uma panfletagem grupos culturais e musicais e um painel itinerante para que as pessoas possam expressar os desejos de um outro mundo possível. Nesta atividade, haverá tendas em que organizações poderão expor suas bandeiras de luta e suas ações. A concentração começa às 12h, a caminhada começa às 14h e as tendas ficam montadas até às 17h.

Outras informações podem ser obtidas pelo site http://www.forumsocialmundial.org.br/