Ativistas da comunicação e organizações como o Intervozes lançaram, no Brasil, a plataforma para a consulta online da construção da Carta Mundial da Mídia Livre. O lançamento aconteceu no dia 23 de janeiro, durante o “Seminário Fórum Social Mundial FSM Rumo a Túnis”, em Salvador (BA). O objetivo é criar um documento que reúna princípios e reivindicações comuns das mídias livres em todo o planeta. Também se espera que o processo de construção conjunta da carta aproxime as organizações e a sociedade mobilizada em torno da defesa da liberdade de expressão e do direito à comunicação.

 

Proposta durante o 3º Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), realizado em 2013, na Tunísia, a carta teve sua primeira versão apresentada num seminário realizado em janeiro de 2014, na capital gaúcha, onde recebeu as primeiras contribuições. Depois, passou por debates em outros três seminários internacionais – em Túnis, Paris e Marrakech, onde contou com aportes de ativistas de países como Itália, Alemanha, Egito, Jordânia, Palestina, Argélia, entre outros. Participaram dos seminários ativistas de inúmeras organizações, entre elas Amarc Internacional; Instituto Panos da África Ocidental (Senegal); E-Joussour (Marrocos); Coredem (Argentina) e Ritimo (França); além das brasileiras Ciranda, Rede Mulher e Mídia, Idec, Mídia Ninja e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

A consulta online para elaboração do documento conta com o apoio de ativistas do software livre e foi inspirada na ferramenta de participação social virtual utilizada nos encontros NetMundial e ArenaNet Mundial, realizados no Brasil no ano passado. A plataforma é baseada no sistema noosfero, desenvolvido pelo Colivre, coletivo digital de Salvador, e foi desenvolvida em conjunto com a Ciranda e a Quijaua. O texto está disponível em quatro idiomas (português, espanhol, francês e inglês) e em breve a consulta também poderá ser feita em árabe.

Em fevereiro deste ano, será formado um grupo de trabalho para sistematizar as contribuições e preparar uma nova versão da carta, que será debatida uma vez mais no IV Fórum Mundial de Mídia Livre, em março, na Tunísia, onde se encerrará o processo.

Para acessar a plataforma:  http://charte.fmml.net/fmml/blog/1-apresentacao.

Com informações da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada.

Foto: Mídia Ninja