Nos dias 21 e 22 de junho, acontece o Encontro Nacional de Comunicação – Na luta por Democracia e Direitos Humanos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A participação e acompanhamento dos coletivos regionais no evento é muito importante. Veja por que.

Construir as bases para uma Conferência Nacional de Comunicação verdadeiramente ampla e democrática é um dos objetivos centrais do Encontro Nacional de Comunicação – Na luta por Democracia e Direitos Humanos. Lá será serão debatidos os temas e o processo da Conferência. É fundamental defender que ela deve acontecer primeiro nos municípios e estados para culminar numa conferência nacional ampla e representativa, cujas deliberações sejam incorporadas às políticas públicas de comunicação. Em resumo, será o momento da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais demarcarem a posição de que querem e vão participar da organização da Conferência e do novo marco regulatório das comunicações.

Outro objetivo é articular e fortalecer o campo da sociedade civil nas diversas pautas que ela enfrentará este ano, como a constituição de um novo marco regulatório, o enfrentamento à repressão de rádios comunitárias e a migração digital do rádio e da TV, para ficar em três exemplos. É fundamental pactuar um conjunto de reivindicações e uma pauta comum capazes de unir o movimento pela democratização da comunicação em torno das disputas pelo interesse público, contra as já conhecidas manobras do setor privado para a manutenção ou ampliação de seus interesses comerciais. O Encontro também será um momento de aglutinar apoios da ala progressista do executivo e legislativo, ganhando musculatura para a luta.

Por tudo isso, é importante organizar delegações para participar do Encontro ou reunir coletivos regionais para acompanhar os debates que lá serão travados. Mais informações sobre a programação e o formulário de inscrição podem ser encontradas no site da Câmara em http://www2.camara.gov.br/eve/democaria/index.html

Para ficar por dentro, veja também a carta da sociedade civil entregue ao ministro das Comunicações Hélio Costa.

http://www.intervozes.org.br/sala-de-imprensa/agenda/04062007_Carta_Aberta_ao_Ministro_Helio_Costa.pdf

Leia também:
http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.phpoption=com_content&task=view&id=671&Itemid=2