O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lamenta o falecimento do jornalista e escritor Mário Augusto Jacobskind no último dia 04/10. Jacobskind foi redator na France Presse, repórter na Folha de S. Paulo, editor internacional na Tribuna da Imprensa, colaborador de “O Pasquim” e redator e editor, no Rio de Janeiro, da revista “Versus”, a primeira publicação de caráter latino­americano publicada no Brasil,  e autor de oito livros: América Latina, História de Dominação e Libertação; Dossiê Tim Lopes; A Hora do Terceiro Mundo; América Que Não está Na Mídia; Iugoslávia, Laboratório De Uma Nova Ordem Mundial; Apesar Do Bloqueio Um Repórter Carioca Em Cuba; Líbia Barrados Na Fronteira e Parla!

Jacobskind era um incansável defensor e militante da liberdade de expressão e da democracia. Foi muito ativo na luta sindical na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro (Sindijor-RJ), integrou o Conselho Curador da EBC, colaborou com a TV comunitária do Rio e sempre se dedicou às lutas sociais e pela liberdade de imprensa. Neste sentido, sempre defendeu o livre exercício do profissional do jornalismo, para além das opiniões dos proprietários dos veículos.
O Intervozes esteve, com convergências e respeitosas divergências, ao lado de Mário Augusto Jacobskind na luta pela democratização das comunicações, pela comunicação pública e pelo direito à comunicação, participamos juntos da construção da I Conferência Nacional de Comunicação.
Lamentamos profundamente a perda do companheiro nessa batalha tão árdua que temos travado pela democracia em nosso país. Neste momento de tantas ameaças ao sistema democrático, Jacobskind se despede de nós e deixa um importante alerta em seu último texto publicado no Brasil de Fato. Que seu legado seja honrado no Brasil em 2018: lutaremos todos os dias pela democracia e pela liberdade de expressão.