Criada em 2002 campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania divulga ranking com programas ofensivos aos telespectadores no segundo semestre de 2010

O programa Pânico na TV ocupou, pela quarta vez, o topo do 18º Ranking da Baixaria na TV, promovido pela campanha Ética na TV Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania. A campanha usa a quantidade de denúncias recebidas via telefone ou pela internet ao longo do ano para elencar os programas mais abusivos. Em segundo lugar está o programa Brasil Urgente, da Rede TV, comandado pelo apresentador José Luiz Datena.

Das 892 denúncias feitas ao longo do ano, 113 são direcionadas ao Pânico na TV, da Rede TV. Entre as queixas apresentadas contra o programa estão exposição de pessoas ao ridículo, humor grotesco, excesso de nudez e palavras de baixo calão. “Nós estamos entrando em contato com o Ministério Público para pedir um termo de ajustamento de conduta contra a emissora” diz Augustino Veit, da coordenação da campanha Ética na TV. “O programa precisa ser modificado para acabar com esses abusos reincidentes” completa.

Em segundo lugar vem o Brasil Urgente, da Bandeirantes, liderado pelo polêmico apresentador Datena. Das 68 denúncias realizadas contra o programa, 52 foram direcionadas à manifestações preconceituosas contra ateus, protagonizadas pelo apresentador em um dos programas. As outras estão relacionadas à exposição de pessoas ao ridículo “Nós estamos juntando esses dados à denuncia que o Ministério Público está movendo contra o apresentador” diz Augustino.

O 3º, 4º e 5º colocados do ranking são os programas Se liga Bocão (Rede TV), A Fazenda (Rede Record) e Chumbo Grosso (Rede TV).

A Campanha

Criada em 2002, fruto da VII Conferência Nacional dos Direitos Humanos, a ideia da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania é proporcionar um canal de participação através do qual o telespectador pode auxiliar no processo de denúncia de programas abusivos. Fortalecida por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, em parceria com entidades da sociedade civil, a campanha é destinada à promover os direitos humanos e à dignidade do cidadão na TV.

Denúncias à programas ofensivos pode ser realizada através do site eticanatv.org.br, ou pelo número 0800 619 619.

Fonte: Jeronimo Calorio para o Observatório do Direito à Comunicação, em 10/11/2011.