No dia 1º de março, às 19h, será lançado no Rio de Janeiro, na Casa Pública, o Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor/MOM), projeto da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) realizado no Brasil em parceria com o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Para além de apresentar os resultados do MOM, a proposta do encontro é provocar um debate sobre jornalismo, política e religião no país.

O resultado será apresentado ao longo de uma apresentação que contará com a presença de Olívia Bandeira, pesquisadora do Intervozes, Artur Romeu, coordenador do escritório para a América Latina da Repórteres sem Fronteiras, de Christina Vital, pesquisadora da UFF, e Alceu Castilho, jornalista e diretor do site De Olho nos Ruralistas.

A pesquisa mapeou os 50 maiores veículos de mídia impressa, rádio, televisão e internet do país, os grupos econômicos a que pertencem, seus proprietários, que outros negócios possuem, suas relações políticas.

Sobre o Media Ownership Monitor/MOM
O Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor/MOM) é uma iniciativa global de pesquisa e incidência política para criar transparência a respeito de quem são os donos da mídia – e, por meio da contextualização e análise de informações, responder a pergunta “quem controla a mídia?”. Fornece ao público uma fonte acessível e continuamente atualizada sobre os interesses por trás das notícias que assistimos, lemos, ouvimos.

O Brasil é o décimo primeiro país onde a pesquisa é realizada. No site Media Ownership Monitor estão os seus resultados em países como Peru, Ghana, Turquia, Filipinas, Ucrânia, Cambodja. Neste momento, a pesquisa está em andamento no Marrocos e no Paquistão e, no início de 2018, começa a ser realizada no México.

No Brasil, foram analisadas as redes de TV aberta Globo, SBT, Record, Band, RedeTV!, RecordNews, TV Brasil, Rede Vida e Gospel, e os veículos de televisão por assinatura, Globo News e Band News. Também foram analisadas as redes de rádio Jovem Pan, Gaúcha Sat, Band FM, Globo AM/FM, Transamérica, Mix FM, CBN, Rede Católica de Rádio, Rede Aleluia, Bandeirantes, BandNews e Novo Tempo; os portais Globo.com, UOL, Abril, IG, ClicRBS, Estadão, R7, Revista Fórum, O Antagonista e BBC; as revistas Veja, Época e IstoÉ e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Super Notícia, O Estado de S. Paulo, Zero Hora, Extra, Diário Gaúcho, Agora São Paulo, O Estado de Minas, Valor Econômico, Correio Braziliense, O Tempo, Correio do Povo e Daqui.

Sobre os convidados

Olívia Bandeira: possui PhD em Antropologia Cultural pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é mestre em Comunicação pelo programa de pós-graduação em Comunicações da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM / UFF) e graduada em Comunicação Social pela mesma Universidade. Também trabalhou em pesquisas de instituições como Unesco e Intervozes, do qual faz parte.

Artur Romeu: coordenador do escritório para a América Latina da Repórteres sem Fronteiras (RSF). Jornalista especializado em política internacional. Mestre em Direitos Humanos e Ação Humanitária pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (SciencesPo).

Christina Vital: doutora em Ciências Sociais pela UERJ e professora adjunta de Antropologia Cultural da UFF. Já publicou pesquisa sobre a presença dos evangélicos na mídia pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER) e estuda a atuação política dos neopentecostais.

Alceu Castilho: fundador e editor do site De Olho nos Ruralistas, é jornalista formado pela Universidade de São Paulo. Autor do livro “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro” (Editora Contexto, 2012) e pós-graduando em Geografia Humana na USP. Mantém um blog no site Outras Palavras.

Programação:

Divulgação dos resultados da pesquisa Monitoramento da Propriedade da Mídia (MOM Brasil) pelos coordenadores da pesquisa no Brasil e debate sobre mídia, política e religião no país.

19h: Lançamento MOM: quem controla a mídia no Brasil?
Data: 01/03/2018
Endereço: Casa Pública

Rua Dona Mariana, 81 – Rio de Janeiro

Para mais informações:

Iara Moura
Assessoria do Intervozes
Telefone: (21) 99668-1214
e-mail:comunicacao@intervozes.org.br