No dia 27 de janeiro, a primeira Conversa Pública do ano colocará a Globo em pauta na Casa Pública.

Beth Costa, secretária-geral da FENAJ e ex-editora do Jornal Nacional, Ruben Berta, do The Intercept e ex-repórter do O Globo, e Mônica Mourão, do Intervozes, serão entrevistados ao vivo pelo Mauricio Savarese do Associated Press.

O bate-papo na Casa Pública vai girar em torno dos altos e baixos vividos pelo Grupo Globo, que recentemente é acusado de ter pago propina para a Fifa em contratos de transmissão de campeonatos de futebol.

Hoje, a empresa tem a maior concentração de audiência e de propriedade da mídia no Brasil. Os entrevistados irão discutir os impactos que este monopólio tem sobre o país e questionar a sustentabilidade do atual modelo de negócios mantido pela imprensa tradicional como um todo.

Confirme presença aqui: https://goo.gl/Z2537f

A entrada é franca e o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Agência Pública.

Sobre os convidados

Beth Costa secretária-geral da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e ex-editora do Jornal Nacional da Rede Globo. Trabalhou também na TV Band, SBT, TV Manchete. Foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Foi também Secretária Geral do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e hoje faz parte da coordenação executiva da FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação).

Mônica Mourão jornalista e professora. Doutorada em comunicação social pela UFF, ela faz parte do Intervozes desde 2010 e atualmente compõe o Conselho Diretor do coletivo.

Ruben Berta foi repórter por 17 anos do jornal “O Globo” passando pelas editorias Rio, Nacional e Especial. Foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo em duas edições e vencedor do Prêmio Imprensa Embratel, em 2006, com a reportagem “As lições dos Cieps”. Especializou-se na cobertura de administração pública. Desde o início deste ano, publica textos sobre o tema no blog “Ruben Berta em alerta”. Atualmente, é editor e repórter de “The Intercept Brasil”.

Mauricio Savarese é repórter da Associated Press desde 2015, hoje baseado em São Paulo. É jornalista há 13 anos e teve passagens por Reuters, UOL e pela revista britânica FourFourTwo. Tem mestrado em jornalismo interativo pela City University London e é co-autor do ebook A to Zico: an Alphabet of Brazilian Football.