O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social realiza o Ciclo de Formação “Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação”, em parceria com a Incubadora de Projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo. O ciclo abordará distintos temas numa perspectiva de formação conceitual, com pedagogia participativa, divididos em oito módulos:

– Introdução ao direito à comunicação
– O sistema de comunicação no Brasil
– As leis e garantias existentes ao exercício do direito à comunicação
– A liberdade de expressão na internet e a convergência tecnológica
– Violações do direito à comunicação no Brasil
– Violações de direitos humanos na mídia
– A luta da sociedade civil por uma mídia democrática
– Como você pode exercer seu direito à comunicação e à liberdade de expressão

Ao todo, devem ser formados 100 jovens e ativistas de grupos e organizações de direitos humanos nesta temática, visando sua capacitação para a reivindicação de direitos neste campo e a ampliação do reconhecimento do direito à comunicação como um direito fundamental da cidadania.

As oficinas contarão com material didático próprio, envolvendo conteúdos impressos e audiovisuais. Para a exposição dos temas a serem trabalhados, serão convidados especialistas e atores sociais ativos na luta em defesa dos direitos humanos. O ciclo de formação contará ainda com seis sessões do Cine Debate, com a exibição de filmes, documentários e curta-metragens relacionados à temática. Ao final da formação, será realizado um seminário sobre Liberdade de Expressão e Comunicação Popular.

O ciclo de oficinas sobre liberdade de expressão integra um projeto mais amplo da Prefeitura Municipal de São Paulo, chamado Comunica DH, que contará também com oficinas criativas para comunicar direitos humanos através do uso de diversas mídias e linguagens artísticas, como jornal mural, grafite e lambe-lambe e cultura digital/cultura hacker.

As atividades do Comunica DH acontecerão na Incubadora de Projetos, no bairro do Cambuci, na capital paulista. A proposta é transformar o espaço em um lugar de incubação de projetos-pilotos e outras atividades que articulem os públicos e os temas de trabalho da SMDHC, com foco na comunicação sobre direitos humanos. No local, será montada uma exposição permanente e interativa com as máquinas da antiga Gráfica Municipal, que funcionou no prédio da Incubadora. As inscrições para os dois ciclos de oficinas já estão abertas e podem ser feitas no link http://bit.ly/1okcOfD.

Apostila

Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação