Evento contou com a participação de especialistas e diretores da Empresa Brasil de Comunicação; confira a cobertura no site do Observatório do Direito à Comunicação

Na última sexta-feira (07), cerca de 150 pessoas participaram do Seminário “TV Brasil e os Desafios para a Constituição de um Sistema Público de Comunicação” realizado pelo Intervozes no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Acompanharam os debates representantes de organizações como o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Artigo XIX, Articulação Mulher & Mídia, além de professores e pesquisadores de instituições como USP, Cásper Líbero, PUC, Unesp, Unip, Metodista, Unicamp, entre outras. Mais de 500 pessoas também assistiram aos debates através da transmissão ao vivo feita pela IPTV USP na internet.

Pela manhã, participaram da primeira mesa de debates, cujo tema foi “Os rumos da nova TV pública brasileira”, a presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel; o presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima; o economista e presidente do Conselho Curador da EBC Luiz Gonzaga Beluzzo; e João Brant, representante do Intervozes.

A parte da tarde teve início com a apresentação de pesquisa desenvolvida pelo Intervozes sobre os sistemas públicos de comunicação em 12 países (baixe aqui a apresentação).

Em seguida aconteceu a segunda mesa de debates com o tema “Os desafios para a construçao de um Sistema Público de Comunicação”. Participaram o diretor-executivo da EBC, Orlando Senna; o professor da ECA-USP, Laurindo Leal Filho; Wilma Madeira, membro do Grupo de Trabalho em Comunicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva; e Eugênio Bucci, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP.

O seminário contou com o apoio da ECA-USP e da Fundação Ford.

A íntegra do evento está disponível no site www.iptv.usp.br

A cobertura completa foi feita pelo Observatório do Direito à Comunicação:

Belluzzo e Cruvinel afirmam que EBC pode ser mais participativa

Presidente da EBC questiona oposição do PSDB a medida provisória

Bucci defende vinculação da TV Brasil ao Ministério da Cultura

Senna garante cota de 40% para independentes na TV Brasil

EBC é só o embrião de um sistema público, afirma pesquisadora