Após debate transmitidos para 10 cidades do Maranhão, Vozes da Democracia foi lançado no auditório da Universidade Virtual do Maranhão, em São Luis.

Cerca de 80 pessoas participaram do debate sobre Direito Humano à Comunicação na quarta-feira (13) em todo o Estado do Maranhão. O evento foi promovido pelo projeto “Prática e Diálogo”, da Fundação Konrad Adenauer e diversos parceiros. O membro do Coletivo Intervozes, Rogério Tomaz Jr, falou sobre o Direito Humano à Comunicação em debate transmitido pelo sistema de vídeo-conferência da Universidade Virtual do Maranhão para 10 cidades-pólo do Estado.

Após o debate, o livro “Vozes da Democracia”, foi lançado no auditório em São Luis.

Durante o debate, Rogério falou ainda sobre temas relacionados à radiodifusão comunitária, rádio e televisão digital, TV Pública, à Classificação Indicativa da programação de TV e à não renovação da concessão da RCTV na Venezuela. Iniciativas do Intervozes, como o programa Direitos de Resposta, o site  Observatório do Direito à Comunicação e o próprio livro Vozes da Democracia também foram abordadas no debate.

Vozes da Democracia: histórias da comunicação na redemocratização do Brasil é uma produção do Intervozes e foi publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O livro nasceu da idéia de que não existe democracia sem comunicação democrática. São histórias que mostram o papel da comunicação durante a ditadura militar e o período de redemocratização do país.

São 23 histórias contadas por 32 repórteres de todo o país. O livro conta a história de iniciativas, movimentos e atores relacionados à construção de políticas democráticas de comunicação, além de falar do fortalecimento da comunicação comunitária, da volta da liberdade nas redações, da multiplicação de veículos de informação populares, alternativos e independentes.

O livro traz ainda uma pesquisa de contextualização política e social das lutas do período nos mais diversos estados das cinco regiões do país, elaborada com a participação de nomes como Élson Faxina, Bernardo Kucinski, Sérgio de Souza

Brasil, Vito Giannotti, Sérgio Gomes, Dom Paulo Evaristo Arns, José Marques de Melo, Gilberto Nascimento, Washington Novaes, Dom Luciano Mendes de Almeida, Regina Festa, Luiz Momesso, Albino Rubim e Lúcio Flávio Pinto. O prefácio é de Venício Artur de Lima.

Licenciado em Creative Commons, o Vozes da Democracia permite uma série de usos não-comerciais, além de estar disponível para download na internet.

Saiba mais
Para fazer o download do livro, clique aqui.