O Intervozes abriu nesta quinta-feira, dia 15, as inscrições para mais uma edição do Curso Anual de Formação, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2025, em Salvador (BA). Com o tema “No balanço da maré: tecnologias e comunicações em retomada”, o curso recebe inscrições até o dia 21 de maio através deste formulário.

Na programação, rodas de conversa, oficinas e debates, que serão ministrados por integrantes do coletivo e parceiros de diversos movimentos e organizações, como o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Alagoas, Sergipe e Paraíba (MMTR-AL, MMTR-SE e MMTR-PB), Conexão Malunga, Rede Wayuri, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Data Privacy Brasil, entre outros.

“Vou aprender a ler, para ensinar meus camaradas”

Os versos da canção “Yáyá Massemba”, dos baianos Roberto Mendes e Capinan, inspiram a realização do curso. Ensinar, aprender e repercutir coletivamente são processos que guiam as ações e práticas do Intervozes.

Para esta edição, o Intervozes definiu algumas questões prioritárias. Entre elas, quais são as dinâmicas de poder que configuram o campo das comunicações e das tecnologias digitais no Brasil? Quem lucra e quem é explorado com a concentração de mídia? Quais são os interesses econômicos e políticos que alimentam os monopólios da mídia tradicional e do digital? Quais tecnologias nos aprisionam, oprimem e destroem e quais queremos criar e fortalecer? Quais tecnologias criam comunidade, fortalecem as lutas nos territórios e a vida em detrimento da exploração e morte do capital?

O curso reunirá militantes do Intervozes e integrantes de organizações e movimentos sociais parceiros. O objetivo principal é fortalecer a compreensão coletiva sobre as tramas das comunicações e das plataformas digitais no Brasil, de modo a potencializar a intervenção coletiva e criativa para a garantia do direito à comunicação.

No que diz respeito aos conteúdos, a formação abordará temáticas conjunturais e também estruturais, como: inteligência artificial a partir de uma perspectiva decolonial; regulação da radiodifusão e do ambiente digital; capital e trabalho na era da plataformização; comunicação popular, comunitária e justiça socioambiental; conectividade significativa; autonomia tecnológica; rupturas e criação de novas imaginações tecnológicas.

Confira a programação completa ao final deste texto.

Inscrições e bolsas

Estão abertas as inscrições para 20 vagas destinadas a integrantes de movimentos sociais, organizações populares e entidades da sociedade civil. Para participar, cada pessoa inscrita investirá o valor de R$ 500,00, com toda a alimentação inclusa.

O Intervozes irá conceder 10 bolsas para ativistas/organizações que não possam arcar com os custos da inscrição. Para concorrer às bolsas, basta sinalizar no formulário de inscrição.

A exceção será aula aberta do curso, que será gratuita e terá a participação de quaisquer pessoas interessadas. A aula aberta acontecerá no dia 30 de maio, sexta-feira, a partir das 18h, em local a confirmar.

Faça a sua inscrição aqui.

Curso anual chega à sexta edição

Esta é a sexta edição do curso de formação presencial do Intervozes. Em 2020, às vésperas da pandemia, o tema do curso, realizado em Salvador, foi “Ideias para adiar o fim do mundo: tecnopolíticas, resistência e contra-ataque em tempos de autoritarismo”, que contou com a aula inaugural aberta de Ailton Krenak.

Em 2023, durante o aniversário de 20 anos do coletivo, o tema da formação, realizada em nossa sede, em São Paulo, foi “Defender a alegria, organizar a raiva”. A aula inaugural ficou por conta da liderança indígena Jerá Guarani e do mestre quilombola Nêgo Bispo, e aconteceu no Teatro Oficina, palco de resistência pelo direito à arte, à cidade, à água e à vida localizado no Bixiga.

Serviço

Curso Anual de Formação do Intervozes – 7ª Edição
No balanço da maré: tecnologias e comunicações em retomada

Data: 30 de maio a 1º de junho de 2025
Horário: 30/05, a partir das 18h; 31/05 e 01/06, das 9h às 18h.
Local: 30/05, a confirmar; 31/05 e 01/06, no Vale do Dendê (Rua das Laranjeiras, 2 – Pelourinho – Salvador)

Programação completa

30 de maio (sexta-feira)

18h às 21h | Aula aberta: No balanço da maré: tecnologias e comunicações em retomada
Com Elionice Sacramento, Fabiana Moraes e Maryellen Crisóstomo.

31 de maio (sábado)

9h30 às 10h30 | Aos que virão
Gira de apresentações e partilha de experiências entre as pessoas participantes.

11h às 13h | Ancestralidade e outros futuros na comunicação
Com Iara Moura (Intervozes), Lívia Sant’Anna Vaz (MP-BA), Naiara Santana (MMTR-SE), Nilson José (Conaq Piauí) e Thiane Neves Barros (Mozilla Foundation).

13h às 15h | Intervalo de almoço

15h às 17h | Inteligência Artificial e tecnologias digitais: das brechas e fissuras à soberania popular
Com Andreza Rocha (Afroya Tech Hub), Glenda Dantas (Aláfia Lab/Conexão Malunga), Johanna Monagreda (Data Privacy Brasil), Paulo Victor Melo (Intervozes) e Tania Silva (Coolab/Mover-se na Web).

1º de junho (domingo)

9h às 10h45 | Crise climática, justiça socioambiental e comunicação
Com Alfredo Portugal (Intervozes), Aline Carneiro (MMTR-PB), Gave Cabral (Abaré / Intervozes), Jorge Rasta (Quilombo D’Oiti), Leila Santana (MPA Bahia), Luísa da Silva (Cojovem), Nataly Queiroz (Intervozes) e Ray Baniwa (Rede Wayuri).

11h às 12h30 | Oficinas
Oficina 1: Por uma pedagogia do Direito à Comunicação
Com Verônica Santana (MMTR-SE), Leandro Vilas (Cipó Comunicação) e Olívia Bandeira (Intervozes/Unicamp).

Oficina 2: Desmontando o poder das big techs – segurança digital e alternativas
Com Rafaela de Souza (MMTR-AL) e Ramênia Vieira (Intervozes).

12h30 às 13h30 | Não nos afastemos, vamos de mãos dadas: gira aberta para construção de caminhos coletivos
Com Iara Moura e Tâmara Terso (Intervozes).

13h30 às 15h | Almoço coletivo