Seminário sobre Comunicação e Controle traz pesquisadores da Alemanha, Inglaterra, França e Austrália para a ECA entre 15 e 18 de abril.

O Seminário Internacional Comunicação e Controle, um evento com coordenação geral da Prof.ª Dr.ª Mayra Rodrigues Gomes e uma realização do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da Universidade de São Paulo, contará com mesas de discussão e palestras distribuídas entre os dias 15 e 18 de abril envolvendo o tema da regulação à produção cultural, especificamente as perspectivas interculturais de supervisão e classificações de tal produção e os jogos de poder relacionados às tentativas de controle sobre a opinião pública.

Na Escola de Comunicações e Artes da USP reuniremos, além de pesquisadores brasileiros, professores estrangeiros que se dedicam à investigação dos temas em foco vindos da Alemanha (Markus Wiemker), Austrália (Catherine Driscoll), Inglaterra (Athina Karatzogianni) e França (Marie Hélène Bourcier).

Embora os órgãos estatais de censura tenham sido abolidos no Brasil pela Constituição de 1988 e a liberdade de expressão seja reconhecida como direito fundamental na maioria das democracias ocidentais, ainda restam hoje dispositivos supervisores, instâncias não formalizadas de controle e pressões econômicas que podem interferir no livre trânsito de informação. É de nossos dias um constante embate entre Estado e opinião pública em torno da classificação dos produtos culturais e da regulamentação dos meios de comunicação, trazendo à tona a questão dos limites da censura, entre medida de administração da vida em comunidade e medida de controle político. Nesse cenário, torna-se fundamental refletir os entraves, condições e garantias do exercício da livre expressão.

Diante de tais indagações, o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da Universidade de São Paulo convida todos os interessados a participarem deste Seminário que propõe a reflexão em torno do exercício de supervisão da comunicação e de produtos culturais na atualidade – a exemplo da Classificação Indicativa do Ministério da Justiça ou de solicitações que emergem da esfera privada para solicitar junto ao poder judiciário o bloqueio da circulação de determinadas informações.

Acesse o release com a programação
Período de inscrição: de 15/março a 14/abril.
Clique aqui para fazer a inscrição

Informações do Evento
Data Inicial: 15/04/2013
Data Final: 18/04/2013
Local: Auditório Freitas Nobre, Escola de Comunicações e Artes da USP, Cidade Universitária
Site: http://www.eca.usp.br/cje