A Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores lança, nesta sexta-feira (2), o “Guia para o fortalecimento da proteção integral em redações e coletivos de comunicação comunitária”. A cartilha reúne informações produzidas e compartilhadas ao longo de um ciclo de oficinas virtuais promovido pela Rede nos últimos meses de 2021 e destinado a dezenas de jornalistas e comunicadores de diferentes estados do Brasil.

Os encontros abordaram temas como os princípios de proteção integral; a avaliação de risco e estratégia de segurança; o contexto de vigilância contra ativistas e comunicadores no Brasil; as estratégias para a não vulnerabilização de fontes e armazenamento de informações sensíveis; a proteção jurídica e recursos de apoio e proteção. A cartilha se debruça sobre os mesmos assuntos e cumpre a função de sistematizar e disponibilizar, de forma acessível e permanente, esse conteúdo para um número maior de jornalistas, comunicadores e ativistas de direitos humanos.

Violência contra jornalistas

A cartilha surge num quadro de violência sistemática contra jornalistas e comunicadores, agravado com a chegada de Jair Bolsonaro à presidência, em 2019. Atualmente, o Brasil ocupa a 111ª posição no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2021, publicação anual da Repórteres sem Fronteiras (RSF), que avalia a situação para o livre exercício do jornalismo em 180 países.

O Brasil está entre os 10 países do mundo com o maior número de jornalistas e comunicadores assassinados na última década. Foram ao menos 30 casos registrados apenas nesse período.

Outro elemento presente nos ataques à liberdade de imprensa é a violência de gênero. De acordo com o relatório “Jornalismo frente ao sexismo”, da RSF, as jornalistas enfrentam um duplo risco, porque o assédio sexual é a violência com maior ocorrência no relatório, e o ambiente com maiores índices de violência é o digital.

Rede Nacional

A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores é fruto de uma articulação entre organizações da sociedade civil com jornalistas e comunicadores de todo o Brasil.

Além da coordenação do Instituto Vladimir Herzog e da Artigo 19, a Rede conta com o apoio da RSF e do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.