Lançado nesta quarta, 14, o décimo primeiro episódio do podcast Levante sua Voz trata de um tema complexo e cheio de nuances: discurso de ódio. Como esse problema se relaciona com o atual momento histórico? E com a liberdade de expressão? Como combater esse tipo de discurso sem dar palanque e reverberar ainda mais as violações? Essas são algumas das questões abordadas pelo podcast.

De acordo com o estudo do pesquisador Luiz Valério Trindade, mulheres negras são as principais vítimas do discurso de ódio online. Trindade analisou mais de 100 páginas no Facebook e 16 mil perfis para chegar a essa conclusão em sua tese de doutorado. Ele constatou que 65% dos usuários que disseminam intolerância racial são homens na faixa de 20 a 25 anos. Já 81% das vítimas de discurso de ódio nas redes sociais são mulheres negras entre 20 e 35 anos e que ascenderam socialmente. Médicas, jornalistas, advogadas e engenheiras negras estão entre os principais alvos.

Para compreender melhor esse fenômeno, recorremos a entrevistas e debates com a psicanalista Maria Lúcia da Silva; a jornalista Maíra Azevedo, a Tia Má; e a jornalista, professora e integrante do Intervozes, Ana Cláudia Mielke.

Para combater o discurso de ódio, um dos caminhos que tem se mostrado bastante eficiente é a desmonetização. O Sleeping Giants é um case de sucesso nesse sentido. Outro caminho é o fortalecimento de mídias independentes, comprometidas com a ampliação de vozes de grupos invisibilizados na esfera pública. Portais como a Alma Preta, AzMina, Revista Afirmativa, Portal Geledés, Agência Patrícia Galvão e Portal Catarinas são alguns dos exemplos mencionados no episódio.

Produzido pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, o podcast Levante sua Voz pode ser ouvido quinzenalmente na Rádio UFRJ (às quintas, 12h) e nas plataformas de streaming. Na trilha do episódio, a música “Ismália“, do Emicida.