Entidades da sociedade civil, incluindo o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, protocolaram nesta quinta-feira (4) uma petição urgente na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Na petição, as organizações solicitam a notificação do governo brasileiro para apresentação de informações e manifestação pública sobre a situação de direitos humanos no país, agravada pela crise sanitária da Covid-19. As entidades também demandaram, em razão da urgência, a realização de reunião no âmbito da Sala de Coordenação e Resposta Oportuna e Integrada (SACROI-COVID-19) para tratar desta situação.

“A pandemia atingiu com maior gravidade as populações tradicionais (indígenas e quilombolas) e as populações que vivem nas cidades do interior do Brasil, sobretudo na região amazônica brasileira, região com precária rede hospitalar”, explicam as entidades na petição. Elas destacam ainda o estado de calamidade que tomou conta do sistema de saúde de Manaus. “O sistema de saúde amazonense entrou em colapso após as internações por Covid-19 alcançarem índices extremamente elevados. Sobrecarregados, os hospitais ficaram sem oxigênios para pacientes. Atualmente, médicos transportam cilindros de oxigênio em seus próprios veículos no afã de salvarem vidas, além de familiares permanecerem em longas filas para comprar o insumo”.

Na petição, as entidades ressaltam a intensa campanha de desinformação promovida pelo governo brasileiro em torno da pandemia e o patrocínio massivo de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Leia o pedido na íntegra.