Mais de 20 entidades ligadas ao movimento pela democratização da comunicação assinaram uma carta buscando dialogar com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, sobre o anúncio de que a Conferência de Comunicação seria realizada em agosto deste ano.

A busca do diálogo foi motivada pelo anúncio do ministro de que a Conferëncia seria realizada em agosto deste ano. As entidades esclarecem que houve um processo que começou a ser construído ainda em 2005, num seminário nacional sobre o direito humano à comunicação, realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). O movimento para realização de uma Conferência ganhou força em março de 2007, quando foi aprovado na  Comissão um requerimento pedindo a sua realização. Desde então, entidades da sociedade civil, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), e a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) – que se somou aos esforços – definiram pela realização de um Encontro Nacional de Comunicação a ser realizado pelas duas comissões com o objetivo de primeiro envolver a sociedade no debate. O encontro será antecedido de uma vídeoonferência realizada pelo sitema interlegis, no dia 06 de junho, de 9h às 12h.

As entidades entendem que até agosto, data anunciada pelo Ministro, “o evento teria muitas dificuldades para alcançar o objetivo de ser efetivamente um fórum democrático, amplo e participativo”.  Apesar da ponderação, as entidades ainda esperam que “os dois processos anunciados – pelo ministro das Comunicações, de um lado, e pela CDHM e CCTCI, de outro – possam convergir para um só objetivo, visando à realização de uma conferência que inugure um modelo democrático das políticas de comunicação no Brasil”.

Veja a íntegra da carta.