Encontro realizado nos dias 5 e 6 de dezembro discutiu planejamento para ações pelo direito à comunicação no interior da Bahia

Nos dias 04 e 05 de dezembro, o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco esteve reunido em Juazeiro para avaliar a atuação do Fórum em 2010 e planejar as ações a serem executadas no próximo ano.

Com a participação de representantes dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado, o encontro reuniu entidades da sociedade civil e pessoas que tem se comprometido com a luta pela democratização da comunicação e contribuído com a mesma através das ações do Fórum.

A partir de uma metodologia participativa, priorizando as atividades em grupo e os debates, foi feita avaliação das ações desenvolvidas este ano, apontando os pontos positivos e oportunidades, dificuldades e desafios, o que subsidiou a construção do planejamento das ações a serem priorizadas em 2011.

Na avaliação do encontro, as/os participantes ressaltaram a importância do engajamento da juventude e a necessidade de ampliar a participação dos municípios do Território, uma vez que se trata de um tema de interesse comum, um direito que muitas vezes que não é dado a merecida importância.

Saiba mais sobre o Fórum

Desde o início de 2009, em virtude do processo de preparação para a I Conferência Nacional de Comunicação, começou a se constituir na região um espaço de discussão e articulação política em torno das demandas da comunicação, tendo como referência as questões nacionais, mas principalmente com foco na realidade do Território Sertão do São Francisco.

Como um dos resultados desta mobilização, em setembro de 2009 foi criado o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, espaço de discussão e articulação entre pessoas e entidades, que visa discutir estratégias e implementar ações voltadas para a efetivação da comunicação como um direito humano. O Fórum é constituído por instituições da sociedade civil (mesmo que sem personalidade jurídica) sem fins lucrativos, e por pessoas físicas, sendo critério fundamental para participar do mesmo a compreensão da importância da comunicação para a construção da democracia participativa e da cidadania crítica.

O Fórum hoje conta com a participação de aproximadamente 15 organizações da sociedade civil, dentre elas Rádios Comunitárias do Território, Grupos culturais, ONG´s, Movimentos Sociais e outras organizações com atuação local e nacional, a exemplo do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), NAEND’A (Núcleo de Arte-Educação Nego d’Água), SASOP (Serviço de Assessoria a Organizações Populares), Coletivo Intervozes. Estudantes, Comunicadores/as Sociais e membros de comunidades tradicionais também tem se integrado ao Fórum.

Este ano, como parte das atividades da Semana pela Democratização da Comunicação realizada nacionalmente no mês de outubro, o Fórum foi às praças de alguns bairros e Universidades de Juazeiro para fazer exibição de vídeo e provocar o debate acerca da comunicação. Além disso, realizou seminários em Curaçá e Remanso tendo como público-alvo estudantes do ensino médio e organizações sociais interessadas em discutir a temática.

Organização Interna

O Fórum conta hoje com uma Secretaria Executiva e articuladores locais que garantem a mobilização nos municípios. Com uma dinâmica pautada na descentralização de suas ações, o Fórum tem adotado a sistema de rotatividade tanto para realização das reuniões quanto para demais atividades. Além das reuniões, a lista de discussão na internet tem sido o principal instrumento de comunicação interna.

Como política de sustentabilidade, há uma contribuição mensal dos componentes do Fórum, a colaboração das entidades filiadas ou parceiras, além da captação de recursos através de projetos para eventos ou atividades pontuais.

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus Juazeiro) e o Fórum Territorial de Desenvolvimento Sustentável tem sido parceiros estratégicos para execução das ações do Fórum, que se propõe a abranger os dez municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco na Bahia.