O Intervozes firmou parceria com a ANDI – Comunicação e Direitos para participar de um amplo programa de monitoramento de violações de direitos humanos em veículos de comunicação brasileiros, oferecendo insumos para que a sociedade combata tais práticas, nocivas à cidadania: as produções de rádio e televisão especializadas no registro de violências e criminalidades, autoclassificadas como noticiosas e apelidadas de “policialescas” por especialistas e estudiosos do campo da comunicação de massa.

A estratégia consiste no desenvolvimento e implantação de tecnologia social que permita a identificação das violações e a infração às leis correspondentes, tanto por comunicadores quanto pela sociedade em geral. Para tanto, foi construída uma ferramenta de análise de mídia, que está sendo empregada em extensa pesquisa, realizada sobre produções de rádio e TV das diferentes regiões do País.

A temática também será debatida numa publicação em três volumes, editada em parceria com o Intervozes.

A ação é coordenada pela ANDI, em parceria com o Ministério Público Federal, a Artigo 19 e organizações da Rede ANDI Brasil – especificamente, a Catavento (CE), a Cipó Comunicação Interativa (BA), a Auçuba (PE), a Bem TV (RJ), a Oficina de Imagens (BH), a Ciranda (PR) e a GIRA Solidário (MS).

O programa de monitoramento é uma ação do projeto ANDI 21 anos – A mídia brasileira e os direitos humanos: avanços e desafios, que tem o e apoio da Fundação Ford e patrocínio da Petrobras.

Para saber mais: http://www.andi.org.br/politicas-de-comunicacao/destaque-ppcom/violacoes-de-direitos-na-midia-brasileira

Patrocínio

Petropbras_cor_RGB-600x89 (1)