Projeto vai proporcionar a formação de 30 jovens de rádios comunitárias e escolas municipais em São Paulo. Diversidade racial, sexual e de gênero será o foco das atividades.

Sensibilizar e capacitar atuais e futuros comunicadores populares para vencer preconceitos e promover direitos humanos sobre a temática da diversidade racial, sexual e de gênero. Esse é o objetivo do mais recente projeto aprovado pelo fundo Desafio de Projetos Colaborativos e de Intercâmbio realizado pela Ashoka Empreendedores Sociais. O projeto, idealizado numa parceria entre Intervozes, Viração, Grupo Corsa e Instituto Patrícia Galvão, vai capacitar 15 comunicadores comunitários e 15 estudantes da rede municipal de São Paulo.

As quatro entidades pretendem criar condições para que comunicadores populares abordem a temática da diversidade de forma democrática e transformem-se em multiplicadores dessa visão. Segundo os idealizadores do projeto, os veículos comunitários atingem uma parcela significativa da população que não tem acesso à pluralidade de fontes sobre as questões de gênero, raça e orientação sexual.

Ação – De agosto a dezembro, serão realizados encontros temáticos dos comunicadores populares e estudantes com pesquisadores, ativistas e jornalistas especializados nas questões de gênero, raça e diversidade sexual. Os participantes do projeto vão receber subsídios teóricos para elevar a qualidade das pautas executadas em seus veículos, além de serem incentivados a produzir e divulgar conteúdos sobre ações positivas de construção de cidadania e conhecimentos dos direitos fundamentais.

Serão selecionados comunicadores comunitários de todas as regiões da cidade de São Paulo, além de estudantes participantes do projeto de produção de Jornais Murais em Escolas da Rede Pública Estadual. Ao final do curso, serão produzidos programas de rádio específico para cada tema, além de uma série de artigos para publicação impressa. Os materiais serão distribuídos para rádios comunitárias e veículos populares e escolares.

Parcerias – As entidades parceiras trabalham os temas da Comunicação e Direitos Humanos com Jovens e Adolescentes (Viração), Mulheres (Instituto Patrícia Galvão) e movimentos de diversidade sexual (Grupo Corsa) e Direito à Comunicação (Intervozes). Além das entidades idealizadoras, o projeto conta com o apoio da Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes. O projeto de capacitação de comunicadores populares foi possível pela participação de Bia Barbosa, membro do Intervozes e bolsista da Ashoka.