Você conhece o quadro do atual sistema midiático brasileiro. A Rede Globo é um monopólio no mercado de TV e, no rádio, temos um oligopólio de poucas empresas. Ao mesmo tempo, o sistema de comunicação pública e comunitária praticamente não existe, apesar de previsto em nossa Constituição Federal. Ao longo de décadas, o cenário de concentração econômica e ausência de pluralidade na mídia tem impedido o Brasil de avançar em diversos temas e realizar reformas estruturantes.

Por isso, está mais do que na hora de debater amplamente a necessidade de uma nova regulação dos meios de comunicação no país, e de cobrarmos essa dívida histórica com a democracia brasileira. Ao mesmo tempo em que é preciso pressionar o governo federal e o Congresso Nacional, é fundamental também responder às distorções midiáticas feitas em torno deste tema, que tratam qualquer regulação como censura. Daí a importância de explicar para o maior número de pessoas que regulação da comunicação nada tem a ver com cerceamento da liberdade de expressão – como a mídia comercial insiste em afirmar – mas sim com a ampliação de vozes e a promoção da diversidade de ideias em circulação.

Pensando nisso, o Intervozes está investindo na produção de um documentário que trata da importância dessa diversidade e pluralidade nos meios e mostra como isso já é feito em países como o Reino Unido, a Alemanha, os Estados Unidos, o Japão…incluindo os hermanos argentinos.

Se você concorda que esse debate precisa ganhar corações e mentes, ajude o Intervozes a concluir este documentário, fazendo uma doação para o projeto de financiamento colaborativo que o coletivo lançou. É só clicar em www.catarse.me/pt/leidamidiabrasil para saber como funciona!

É possível contribuir com qualquer quantia a partir de R$10. É fácil, simples e bem importante! Contribua compartilhe essa ideia com outras pessoas. A luta pela democratização da comunicação no país agradece!