Entre os dias 9 e 10 de abril acontece, em Buenos Aires,  o diálogo político sobre concentração de propriedade na América Latina. A atividade é uma iniciativa da Repórteres Sem Fronteias (Alemanha) e do semanário Tiempo Argentino e reunirá legisladores, acadêmicos, representantes, associações civis e mídia de países da América Latina em que a pesquisa do Media Ownership Monitor (MOM) foi realizada: Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru. O objetivo é gerar um fórum de discussão que promova trocas e identificar os caminhos para a regulação dos meios de comunicação além dos desafios criados pela novo ambiente digital, bem como boas práticas que reforcem o pluralismo da informação.

O diálogo será aberto por Xavier Mena, representante regional adjunto do escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, seguido de comentários de Alfonso Armada, diretor da Repórteres Sem Fronteiras Espanha e Olaf Steenfadt, diretor do projeto MOM.

André Pasti , integrante do Intervozes e um dos responsáveis pela pesquisa Quem controla a mídia no Brasil participa do evento discutindo os impactos da concentração dos meios na democracia e na liberdade de imprensa.

Quem controla a Mídia?

O Media Ownership Monitor Brasil mapeou os 50 maiores veículos de mídia televisiva, além de rádio e mídia impressa e online. O resultado indica alerta vermelho. Nosso sistema de mídia mostra alta concentração de audiência e de propriedade, alta concentração geográfica, falta de transparência, além de interferências econômicas, políticas e religiosas.

Saiba mais: http://brazil.mom-rsf.org/br/