Além de quatro atividades sobre comunicação, o Coletivo participa da cobertura compartilhada do evento e também faz parte da comissão organizadora do Fórum Mundial de Mídia Livre, que antecede o Fórum.

Entre 27 de Janeiro e 1o de Fevereiro, o Intervozes repete sua atuação em várias frentes no Fórum Social Mundial (FSM), que acontece este ano em Belém (PA). Tradicionalmente, desde 2003, o coletivo se envolve no processo do FSM, tendo desde 2005 atuação permanente no Grupo de Trabalho de Comunicação para a construção dos projetos de comunicação compartilhada do evento (Fórum de TVs e Fórum de Rádios).

Serão quatro os debates organizados pelo Intervozes, a maioria em parceria com outras entidades. Entre as atividades estão o painel sobre “Violação de direitos humanos e o controle social da mídia”, em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert); a mesa de diálogo “Alternativas ao PL Azeredo: pela liberdade na rede”, junto com o Coletivo Epidemia, a Associação de Software Livre (ASL),  GPOPAI- Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação e o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS); e o seminário “Comunicação e Desenvolvimento – o desafio de uma política de comunicação desde os povos”, puxado pela Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, em parceria com Intervozes, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Ciranda Internacional da Informação Independente, Jubileu Sul Brasil, Jubileu Sul Américas e Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

Além disso, o Intervozes promoverá o painel “Sistema Público de Comunicação: experiências internacionais e o desafio para o Brasil”, que acontece no dia 29, às 15h30, apresentará os resultados de pesquisa realizada pelo coletivo acerca das formas de organização e funcionamento dos sistemas públicos de comunicação em 12 países da Ásia, Europa e Américas. O principal objetivo da atividade é problematizar e apontar diretrizes para a construção de um sistema público de comunicação no Brasil.

Constituir uma grande frente de articulação para criar alternativas ao Projeto de Lei 89/2003, que pretende enquadrar crimes cometidos pela internet e cujo substitutivo tem a autoria do senador Eduardo Azeredo, é um dos objetivos centrais da mesa de diálogo “Alternativas ao PL Azeredo: pela liberdade na rede”. A atividade dá continuidade às mobilizações da sociedade iniciadas em 2009, com manifestações na Câmara dos Deputados e mais de 100 mil assinaturas em um abaixo-assinado na internet e será realizada no dia 29, a partir das 12h.

Já o painel “Violação de direitos humanos e o controle social da mídia” pretende pautar o debate do controle social dos meios de comunicação, sensibilizando novos atores para esta prática. Para expor casos concretos, estarão na mesa, além dos proponentes, a Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, a Articulação Mulher e Mídia, a Escola de Gente e a ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. A atividade acontece no dia 30, entre 12h e 15h.

No dia 31, das 12h às 18h, acontece o seminário “Comunicação e Desenvolvimento – o desafio de uma política de comunicação desde os povos”. Haverá uma mesa com três temas centrais: 1) a crise do modelo; 2) como a mídia se coloca diante das desigualdades sociais e do aumento da pobreza; e 3) a comunicação que queremos. Após as apresentações dos debatedores, os participantes serão divididos em grupos para responder à pergunta: “É possível uma articulação entre os diferentes atores de modo a construir uma comunicação libertária e centrada nas questões sociais?”

Paralelo às atividades, o Intervozes participa das tradicionais coberturas compartilhadas do evento. O Observatório do Direito à Comunicação enviará jornalistas para cobrir as atividades da área, disponibilizando seu conteúdo para o site da Ciranda Internacional da Informação Independente.

Fórum Mundial de Mídia Livre – Antes do evento, nos dias 26 e 27, acontece o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), que vai reunir ativistas de todo mundo para debater a ampliação das iniciativas de mídias livres, o comportamento da mídia na crise e como potencializar a cobertura compartilhada. Ao final dos debates, haverá uma marcha até o local onde acontecerá a abertura do Fórum Social Mundial. O Intervozes participa do Grupo de Trabalho Executivo do Fórum de Mídia Livre, responsável pela organização do FMML.

Serviço:

Mesa de diálogo “Alternativas ao PL Azeredo: pela liberdade na rede”
Data: 29/01
Hora: 12h às 15h
Local: UFPA Básico – ICB Anexo – PAT 06 2
Proponentes: Epidemia, Intervozes, GPOPAI, Associação Software Livre, CTS/FGV, Rede Livre

Painel “Sistema Público de Comunicação: experiências internacionais e o desafio para o Brasil”
Data: 29/01
Hora: 15h30 às 18h00
Local: UFPA Básico – Qb – Q 3
Proponentes: Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

Painel “Violações de direitos humanos e o controle social da mídia”
Data: 30/01
Hora: 12h às 15h
Local: UFRA – Medicina Veterinária – Auditório
Proponentes: Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Seminário “Comunicação e Desenvolvimento – o desafio de uma política de comunicação desde os povos”
Data: 31/01
Hora: 12h às 18h
Local: UFPA Básico – Pb – P 5
Proponentes: Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Ciranda Internacional de Informação Independente, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Jubileu Sul Brasil, Jubileu Sul Américas, Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais e Rede Brasileira de Justiça Ambiental.