Novo layout facilita a navegação e privilegia acessibilidade. Mais interatividade e reorganização das editorias também fazem parte das novidades do portal.

O Observatório do Direito à Comunicação (Obscom), portal que é parte do projeto Centro de Referência sobre o Direito à Comunicação realizado pelo Intervozes, está de cara nova na rede. As mudanças técnicas e de design inauguradas nesta terça-feira, dia 25 de agosto, buscam facilitar a navegabilidade, a acessibilidade e a interatividade dos usuários. O conteúdo também foi reorganizado, além de ter sido criada uma editoria dedicada apenas à 1ª Conferência Nacional de Comunicação, com notícias exclusivas acompanhando o dia a dia deste inédito evento na história do setor no país.

As mudanças foram impulsionadas a partir de avaliações de usuários e da percepção de que alguns temas ganharam muita relevância, merecendo destaque especial. Foi o caso dos assuntos relacionados a internet e inclusão digital, que agora compõem uma editoria exclusiva incorporando mais aspectos como liberdade na rede, produção de conteúdo e movimentações dos mercados.

As reportagens e artigos produzidos sobre digitalização dos meios e convergência também apontaram novos rumos para a abordagem dos temas que estão agora em uma mesma editoria. “Ficou claro que as duas temáticas não estão separadas tanto do ponto de vista tecnológico – a digitalização da TV e a liberação do espectro radioelétrico para outras atividades – como do ponto de vista político-econômico – a atuação dos diferentes atores empresariais e as associações entre empresas de radiodifusão e telecomunicações, por exemplo”, explica Cristina Charão, editora do portal.

No quesito interatividade, os usuários poderão deixar seus comentários nos textos, o que antes não acontecia. Além disso, uma nova seção foi criada para linkar blogs (através da ferramenta RSS) que abordem temas voltados para a comunicação. Por enquanto estas ferramentas estão ainda em processo de implementação, o que exige paciência do usuário para ver tudo pronto. O mesmo acontece com a oferta do conteúdo no banco de dados que levará ainda alguns dias para estar como esperado. “Os usuários do Obscom podem e devem nos ajudar a encontrar as pequenas falhas”, diz Cristina.

O projeto de melhorias e novidades no Observatório é também uma resposta ao investimento recebido pelo Prêmio Ponto de Mídia Livre, do Ministério da Cultura. Vencedor em maio de 2009, o site foi premiado com R$120 mil. Logo, as alterações técnicas se associaram à meta do Observatório de falar cada vez melhor sobre a comunicação. “As mudanças reafirmam o papel do Observatório como referência no debate do setor sob a perspectiva da comunicação como um direito humano. Elas solidificam a opção de ser, além de um organizador, um importante produtor de conteúdo de referência”, afirma Cristina Charão.

Quaisquer contribuições, entrar em contato através do email: observatorio@direitoacomunicacao.org.br