Portal lança série especial que vai jogar luz sobre temas como “Convergência Digital” e “Sistema Público”. Quatro documentos, que serão lançados até o fim de janeiro, vão se transformar em revista digital sobre a Comunicação no Brasil.

A equipe do site Observatório do Direito à Comunicação publicou recentemente os dois primeiros documentos da série “Debates Fundamentais” abordando os temas da “Convergência digital e o direito à comunicação” e do “Sistema Público no Brasil”. Os outros assuntos que compõem o material são “Controle Público e social” e “Gestão do Espectro” e estarão disponíveis no site até o fim de janeiro.

O Observatório, que já lançou trabalhos semelhantes a este, agora busca focar e aprofundar em conceitos muitas vezes difíceis de serem entendidos e acompanhados. “Esta série tem um perfil de provocar discussões e mapear a situação de alguns temas importantes para a efetivação do direito à comunicação”, explica Cristina Charão, editora do site.

Os temas que estão no especial também fizeram parte dos eixos temáticos definidos para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que aconteceu entre os dias 14 a 17 de dezembro. Entre a diversidade de assuntos sobre Comunicação a escolha dos quatro já citados está relacionada com algumas sinalizações surgidas no processo de organização da Confecom. “Eles foram pensados justamente pela centralidade nas discussões da Conferência, mas não se encerra com a sua realização”, indica Cristina.

De acordo a editora, nos temas “Controle público e social dos meios de comunicação” e “Sistema Público” o desafio não estava em buscar dados. “Esses debates estão mais no terreno da disputa simbólica, da briga por estabelecer conceitos”, esclarece.  Para assuntos como convergência digital e gestão do espectro – via de transmissão dos sinais de rádio e TV’s -, Cristina considera que é preciso trazer dados de mercado, mas “o mais importante, em todos os casos, é dar a estes debates o viés do Direito à comunicação”, defende.

Perspectivas – Todos os documentos foram produzidos com apoio da verba recebida com o prêmio Ponto de Mídia Livre, do Ministério da Cultura, e a idéia não é que haja outros.  “Para o ano que vem, devemos produzir outros quatro especiais, ainda sem temas definidos. Estamos inclusive pensando em fazer um que reflita sobre o processo da Confecom e seus desdobramentos”, antecipa Cristina.