O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social desenvolveu uma série de perguntas a respeito de propostas concretas para executivos e lesislativos municipais a serem respondidas pelos candidatos nas eleições de 2020. As respostas dos candidatos indicarão o compromisso com o direito à comunicação, incluindo à privacidade, proteção de dados, liberdade de expressão, acesso à informação e fruição da cultura.

A iniciativa é parte do processo de parceria do Intervozes com a ONG Me Representa, uma união de coletivos formados por mulheres, pessoas negras e LGBT+ com o objetivo de diminuir a distância entre eleitoras/es e candidatas/os comprometidas/os com os direitos sociais, civis e políticos da população. Em 2016, a Me Representa conectou mais de 150 mil pessoas à candidaturas que valorizam os direitos humanos. Em 2018, o Intervozes já havia enviado sugestões de perguntas relacionadas ao direito à comunicação.

Confira as perguntas enviadas ao Me Representa

As perguntas, para além da enquete o Me Representa, podem ser usadas para diálogo com os(as) candidatos(as) e por partidos para que estes reflitam acerca das propostas no âmbito do direito à comunicação.

Plataformas dos Movimentos Sociais pela Reforma Política

Enquanto integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política , o Intervozes também colaborou para o desenvolvimento de perguntas acerca de propostas para aprimoramento do sistema político e eleitoral a serem sugeridas à Me Representa para que sejam apresentadas aos candidatos. Entre os temas, está a maior participação direta dos cidadãos nos rumos do legislativo e executivo municipal.

Outro tema apontado pela Plataforma é a necessidade de aprimoramento dos instrumentos de exercício de soberania popular expressas na Constituição Federal (plebiscito, referendo e iniciativa popular) para que a participação popular nas decisões políticas não seja meramente simbólica.