Como se materializa, na prática, o direito à comunicação? De que forma é possível medir a efetivação deste direito? A situação é hoje melhor ou pior do que era dez anos atrás?

Motivado pela ausência de referências concretas para medir o grau de efetivação do direito à comunicação no Brasil, o Intervozes desenvolveu uma proposta de indicadores do direito à comunicação, publicada em 2010. Naquele mesmo ano, foi publicado pela Unesco no Brasil o documento Indicadores de Desenvolvimento da Mídia, que já vinha sendo desenvolvido internacionalmente desde 2007 com preocupações muito similares às que motivaram o Intervozes.

A partir de então, foi estabelecida uma parceria com a Unesco, o Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (Lapcom/UnB) e o Núcleo de Estudos Transdicisciplinares de Comunicação e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NETTCON/UFRJ) para aplicar os indicadores da Unesco no cenário brasileiro. O projeto está em curso e uma publicação com os dados da pesquisa deve ser obtida ainda em 2012.