O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social remeteu à Relatoria para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH/OEA) sua contribuição à audiência pública histórica sobre moderação de conteúdos na internet e liberdade de expressão, realizada no dia 25 de março.

No documento, o coletivo destaca que “os problemas oriundos da moderação de conteúdo por parte das grandes plataformas digitais integram uma crise informativa mais ampla que tem múltiplas dimensões: crise econômica, crescimento do desemprego, crise do Estado de bem estar social e crise das instituições democráticas, com a emergência de grupos de extrema direita e de governos com visões extremistas em várias partes do mundo, incluindo o Brasil”.

Ressaltando o contexto de concentração histórica dos meios de comunicação na América Latina, o Intervozes avalia que, apesar da internet ter surgido como promessa de alternativa a esta concentração, com sua arquitetura original propícia à pluralidade de circulação de informações, não conseguiu alterar significativamente este cenário. Ao contrário, o problema da concentração permanece no ambiente digital, acrescido agora de uma nova camada.

 

Baixe o PDF