O Intervozes, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Desinformação e Discurso de Ódio na Amazônia Legal, lançou o relatório sobre o mapeamento de disseminadores de conteúdos enganosos na região.

O documento reúne os dados sobre páginas e perfis que circulam pela região e aponta um outro olhar sobre o que é a desinformação socioambiental. Foram mais de 200 páginas levantadas. Destas, 70 foram analisadas de forma mais consistente e perfiladas em três grandes segmentos a partir de suas recorrências e aproximações: organizações e ativistas de direita, figuras públicas de representação política e canais ou empresas jornalísticas. Por fim, a partir de critérios como autodenominação jornalística e alta visibilidade, foram escolhidos três portais para aprofundar e buscar compreender quais as dimensões que os discursos de ódio e a desinformação assumem em plataformas digitais na Amazônia Legal. Os três portais investigados foram Portal Novo Norte, do Tocantins; Vista Pátria, do Rio de Janeiro; e Terra Brasil Notícias, do Rio Grande do Norte.

O GT responsável pelo estudo é formado por entidades de pesquisa, movimentos sociais e ativistas das áreas de comunicação e socioambiental e vêm se reunindo semanalmente desde 2022 para realizar esse estudo. Integram o grupo: Intervozes, Abaré, Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável – COJOVEM, Mapinguari, Matpha, Casa Ninja Amazônia/Mídia Ninja, Coletivo Jovem Tapajônico, Grupo de Pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (UFRR), Sleeping Giants Brasil e Instituto Vero. A pesquisa contou com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

Baixe o PDF