O livro apresenta o resultado de uma pesquisa que revela aspectos como perfil, modelo de gestão, financiamento e programação dos sistemas públicos de comunicação de 12 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. O estudo aponta méritos, problemas e desafios enfrentados pelas mídias públicas no mundo e reforça a importância de consolidar um sistema público de comunicação que precisa ser robusto, autônomo, participativo e eficiente em prol de uma democracia mais plural. A investigação se deu de acordo com os seguintes aspectos: (1) a estrutura do sistema; (2) o modelo de gestão e os instrumentos de participação da sociedade na administração e fiscalização do sistema; (3) o modelo de financiamento; (4) o perfil da programação da(s) emissora(s) do sistema e a utilização, ou não, de produção independente e regional em suas programações; (5) e, por fim, foram pontuadas as questões atualmente em discussão nos 12 países pesquisados, buscando revelar as tensões, conflitos e tendências que emergem dos debates políticos realizados em cada uma das nações.

Baixe o PDF

Buy the publication