A Reforma da Previdência é uma das agendas centrais do novo governo Bolsonaro e ganhou ampla cobertura na mídia tradicional. Mas como o tema foi abordado? Como os principais grupos de comunicação do Brasil se posicionaram  diante da proposta do Executivo? Com o objetivo de investigar essas questões, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lança o estudo Vozes Silenciadas Reforma da Previdência e Mídia: o posicionamento de especialistas sobre a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro. 

O estudo analisou as edições impressas dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo publicadas de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano. Na cobertura televisiva, foram analisadas quatro semanas de edições dos telejornais Jornal Nacional (Rede Globo), Jornal da Record (Rede Record) e SBT Brasil (SBT).

A pesquisa constrói um mapeamento de especialistas ouvidos e seus posicionamentos referentes à proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo, identificando quais as “vozes” escutadas a despeito de outras que foram silenciadas e quais foram amplificadas dentro do debate sobre a reforma da Previdência.

Baixe o PDF