A Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão promove debate sobre o novo marco regulatório

No dia 2 de abril, acontece em Curitiba o Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação. O evento reunirá sindicatos, entidades da sociedade civil, estudantes e comunicadores populares em torno da consolidação do movimento de comunicação local e da discussão sobre a democratização da comunicação.

O encontro é promovido pela Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR). “O objetivo do encontro é rearticular os atores que atuam no debate da comunicação”, explica Douglas Moreira, associado do Intervozes e gestor da Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência. “Queremos fortalecer o movimento da comunicação no Paraná e garantir sua unidade”, complementa.

O novo marco regulatório da comunicação e a implementação das resoluções da Confecom serão os principais temas de discussão. “Queremos delinear como vamos nos posicionar quanto ao marco regulatório aqui no Paraná”, afirma Douglas. As discussões serão divididas em quatro grupos de trabalhos: banda larga, marco regulatório, comunicação popular e direitos humanos nos meios de comunicação.

O evento será aberto ao público e começa às 9h, no auditório da APP Sindicato. Além disso, o encontro também será transmitido online no site http://frentexpr.com.br .

Programação do Encontro:

9h – Exibição do documentário Levante Sua Voz

9h30 – Abertura

10h – A conjuntura e os rumos do movimento de comunicação: análise do cenário nacional e estadual, apontando perspectivas e caminhos.

Mesa: Ana Paula Braga Salamon (Ciranda) e Wemerson Augusto Ceará (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná – Foz do Iguaçu) 

11h30 – Organizando a luta pelo direito à comunicação: a unidade do movimento no Paraná

Mesa: Douglas Moreira (Intervozes) e representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

13h – Almoço

14h – Exibição do documentário Nossa Mídia

14h30 – Planejamento das ações prioritárias para 2011

GTS: Marco Regulatório; Banda Larga; Comunicação Popular; Direitos Humanos na Mídia.

 

 

Texto de Ana Rita Cunha