Inspirado em movimento global, evento discutirá temas relacionados à proteção de dados pessoais, segurança digital e desinformação

Em um mundo em que a internet ganha cada vez mais centralidade no cotidiano de grande parte da população, as discussões sobre privacidade na internet, algoritmos, direitos humanos, as famosas “fake news” e direitos digitais se tornam cada vez mais urgentes. Pensando nisso, o Intervozes e o Raul Hacker Clube, com apoio do Mercadão.cc, realizam a segunda edição da CriptoAxé, que acontecerá no dia 29 de fevereiro, a partir das 9h, no Mercadão.cc, no Rio Vermelho, em Salvador.


A iniciativa é inspirada no movimento global das criptofestas, que busca promover a autonomia e liberdade das pessoas frente à influência das tecnologias em suas vidas. “Estamos realizando a segunda CriptoAxé em Salvador para discutir criptografia, liberdades, proteção de dados e direitos em tempos de vigilantismo e autoritarismo. Mesmo sendo uma atividade que acontece em diversos lugares do mundo, ela também tem a cara da cidade, não só pela mobilização e organização das pessoas e entidades da região que constroem o evento, mas também por questões culturais, pela luta cotidiana dos envolvidos e pelas características de cada cidade. Nosso evento também é plural, descentralizado e agrega pessoas com variados níveis de conhecimento sobre o tema”, destaca Pedro Vilaça, integrante do Intervozes e um dos organizadores do evento. 


O evento é gratuito e durante todo o dia contará com oficinas e palestras para todos os públicos. Todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe, etnia ou religião são bem-vindas. No final do dia, a partir das 22h, haverá uma festa, com djs e apresentações musicais no local.

Você confere a programação completa e demais informações em criptoaxe.org.br e instagram.com/criptoaxe