A Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR) se reuniu para definir as atividades de mobilização do movimento de comunicação

O movimento de comunicação do Paraná deu o primeiro passo rumo à rearticulação. Neste sábado, 2 de abril, a Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR) promoveu o primeiro Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação. No evento, foi definido como agenda principal do grupo a questão do novo marco regulatório da comunicação e o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).O encontro contou com a participação de representantes de mais de 30 entidades de diversas regiões do estado. “A presença de entidades culturais, de educação e de comunicação foi importante para garantir a pluralidade do evento ”, afirma João Paulo Mehl, integrante do coletivo Intervozes. Para Ednubia Ghisi, integrante da Assembleia Popular, “a participação de grupos de outras áreas também mostrou que o debate está muito técnico e ainda pouco acessível à população em geral”.

Durante o encontro, foi definida a agenda de atuação da Frentex-Pr. As duas questões prioritárias serão a construção democrática e inclusiva do novo Marco Regulatório das Comunicações e a definição de banda larga como direito fundamental dos cidadãos. Para disseminar essas causas, a Frentex-PR vai intensificar o diálogo com movimento estudantil e sindical.

A Frentex-PR também trabalhará pela unidade e pelo fortalecimento do movimento pelo direito à comunicação. “Um dos encaminhamentos do encontro é de intensificar as atividades de comunicação popular e alternativa já existentes no estado”, afirma Ednubia. A frente pretende ampliar o debate com o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). “Vemos o fórum como um espaço de diálogo para garantir a unidade nacional e estadual do movimento”, diz João Paulo.

“Uma ação importante é a nossa participação no lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com participação popular”, acredita a jornalista Ana Paula Salomon, integrante da Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência. “É um das formas da gente mostrar a cara nacionalmente”, completa. No encontro, os deputados estaduais Tadeu Veneri (PT) e Professor Lemos (PT) sugeriram também a criação de uma frente parlamentar estadual.

A próxima reunião da Frentex-PR será dia 14 de abril, às 19h, no SindJor de Curitiba. O objetivo desta reunião é definir as atividades para concretizar as propostas apresentadas no Encontro de Direito à Comunicação Paranaense. Conheça mais sobre a frente no site http://frentexpr.com.br.