Entidades divulgam texto para convocar a sociedade a comparecer no lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom)

Há uma semanas da cerimônia de lançamento da Frentecom, entidades da sociedade civil assinaram uma convocatória chamando a população a participar do evento. No texto, as entidades dizem que “seria fundamental que sindicatos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e as cidadãs e cidadãos aproveitassem o momento para colocar a comunicação como uma das grandes pautas do momento para a consolidação de uma verdadeira democracia no Brasil”.O manifesto relembra a importância de discutir temas como pluralidade na mídia, o fortalecimento dos canais públicos e comunitários, transparência e democracia nas concessões de rádio e TV, respeito aos direitos humanos e questões ligadas ao acesso à internet e à telefonia. As entidades ressaltam que a nomeação de Paulo Bernado para o Ministério das Comunicações é um indicativo de que o governo dará mais importância ao setor. O momento seria então, oportuno para ampliar os espaços de debates e fortalecer a participação popular principalmente nas questões de revisão de normas e regulações.

O lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular será no dia 19 de abril, às 14 h, na Câmara dos Deputados (no Auditório Nereu Ramos), em Brasília. Para as entidades signatárias da convocatória, é essencial a participação do maior número de pessoas possíveis. O objetivo é que o evento seja uma retomada ao espírito da 1° Conferência Nacional de Comunicação, em 2010.

Confira a íntegra da convocatória