Assessores parlamentares e entidades da sociedade civil fazem na capital paulista a primeira reunião estadual de trabalho da Frente Parlamentar pela Reforma Política

Reunidos na Assembléia Legislativa e São Paulo, cerca de 40 representantes de organizações sociais, entre elas o Intervozes, e assessores de deputados estaduais realizaram no dia 17 de maio a primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar pela Reforma Política do estado. A formação de articulações estaduais é uma ação prevista pela articulação nacional que se mobilizou em Brasília no dia 27 de março, quando foi lançada a Frente Parlamentar Nacional por uma Reforma Política com Participação Popular.

As frentes estaduais foram formadas com o intuito de dar capilaridade à ação nacional e fortalecer a mobilização, além de ampliar o debate para outros atores e reforçar a necessidade de se discutir uma outra reforma política, para além da reforma do sistema eleitoral e que contemple a democracia participativa, representativa e a transparência do judiciário, além da democratização da comunicação.

A participação do Intervozes na reunião se deve a seu envolvimento, desde setembro de 2006, na Mobilização por uma Reforma Política Ampla, Democrática e Participativa, puxada pelo Fórum Nacional de Participação Popular e outras organizações, redes e fóruns.

O Coletivo contribuiu com propostas para o eixo de Democratização da Comunicação da Plataforma da Reforma do Sistema Político Brasileiro. A constituição de um sistema público para o país é um dos pilares do eixo do documento, que pode ser acessado em http://www.participacaopopular.org.br/textos/cartilha.pdf.

Uma nova versão da plataforma deve ser construída para dar prosseguimentos às ações e subsidiar a atuação das frentes nacional e estaduais.