Portal pretende fazer o acompanhamento permanente das políticas públicas de comunicação, contribuindo para que a sociedade tenha instrumentos para fiscalizar as iniciativas que têm impacto direto na vida das pessoas e dos grupos sociais.

Lançado pelo Intervozes em 09 de abril, o site Observatório do Direito à Comunicação traz um espaço com diversas referências sobre o tema. Além de notícias, entrevistas e análises atualizadas diariamente, o Observatório possui uma biblioteca colaborativa e um link contendo boa parte da legislação do campo das comunicações. Um espaço para denúncias de violação do direito também foi disponibilizado ao público. Os pilares do conteúdo se constroem a partir da interface dos universos jornalístico, acadêmico e militante.

Outra novidade que o site traz é a disponibilização de parte do conteúdo em copyleft, ou seja, a permissão para a reprodução e disseminação dos textos, desde que citada a fonte. “Estamos estabelecendo acordos para podermos replicar conteúdos de algumas fontes copyright, como por exemplo a Revista Tela Viva, uma das melhores fontes de informação desta área”, afirma Diogo Moyses, coordenador do projeto.

Com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e refletir sobre as políticas públicas de comunicação, o site possibilitará ao internauta uma visão mais ampla das questões ligadas ao tema. De acordo Moyses, “não havia no Brasil até hoje um portal onde pessoas e organizações pudessem se aprofundar em determinados temas ligados ao campo da comunicação”.

Perspectivas

Moyses afirma que a meta é atingir um público bastante amplo. “Nesse primeiro momento, vamos procurar nos estabelecer como uma referência entre os que atuam com o tema e, em seguida, nosso desafio é fazer com que o Observatório seja fonte de informação para todos aqueles que sonham com a construção de um país justo e solidário”, projeta.

O Observatório do Dirteito à Comunicação tem o apoio da Fundação Ford e está disponível em www.direitoacomunicacao.org.br