As grandes plataformas digitais têm enfrentado o fenômeno da desinformação? De que forma? Essas são as perguntas centrais da pesquisa “Fake news: como as plataformas enfrentam a desinformação”, elaborada pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A publicação será lançada na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, às 20h, durante um debate virtual que apresentará os principais resultados.

A pesquisa analisa as medidas adotadas pelo Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e Twitter no combate à desinformação desde 2018, quando o fenômeno já era considerado um problema em âmbito mundial, até meados de 2020, alcançando, portanto, as ações justificadas pelo contexto da pandemia de Covid-19 e o início da campanha eleitoral nos municípios brasileiros. Para descrição e análise das medidas, foram definidas quatro categorias: 1. Abordagem do fenômeno; 2. Moderação de conteúdo; 3. Promoção de informações e transparência; e 4. Medidas correlatas.

Participam do lançamento Bia Barbosa, Helena Martins e Jonas Valente, integrantes do Intervozes e autores da pesquisa; Marta Alencar, da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD); João Guilherme Santos, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital da Universidade Federal da Bahia (INCT.DD); e Paulo Rená, do Instituto Beta: Internet & Democracia e da Coalizão Direitos na Rede.

O Resumo Executivo pode ser baixado neste link.

Assista ao debate de lançamento da pesquisa:

Matéria atualizada no dia 28 de outubro de 2020, às 16h40.