As inscrições para o concurso de vídeos Internet Direito Seu foram prorrogadas** até o dia 18 de agosto. Os(as) interessados(as) deverão enviar um curta metragem de até 3 minutos de duração com o tema Conexão e Cidadania para todos/as. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste formulário. Os vídeos pré-selecionados por um júri técnico serão colocados em votação popular e poderão receber prêmio de até 2 mil reais.

Os vídeos podem ser captados em aparelho celular ou em outros tipos de câmera, e devem ser inéditos. Os vídeos inscritos estarão disponíveis na internet para visualização do público em geral e os selecionados serão exibidos de forma pública e gratuita nos meios possibilitados pelas organizações envolvidas na campanha Internet Direito Seu e nos canais da Coalizão Direitos na Rede. Os curtas vencedores também serão exibidos no 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC) a ser realizado no segundo semestre de 2019, momento no qual haverá a premiação.

Leia o edital na íntegra.

Conexão e cidadania

Desde que o Marco Civil da Internet foi aprovado em 2014, o acesso à internet é considerado um serviço essencial para todos e todas e condição fundamental para a garantia da cidadania dos(as) brasileiros(as). Cada dia mais, aspectos da vida cotidiana dos(as) cidadãos(ãs) dependem da conexão à rede, e não raro de uma conexão de qualidade. No entanto, ainda hoje, 39% dos domicílios brasileiros ainda estão desconectados.

O índice de desconexão piora fora das regiões Sul e Sudeste e cai drasticamente nas zonas rurais. Nas metrópoles brasileiras, as periferias e favelas sofrem com a péssima qualidade dos serviços que são fornecidos e em muitos lugares o serviço não chega nem a ser oferecido.

Por isso, a campanha Internet Direito Seu, realizada pela Coalizão Direitos na Rede, busca sensibilizar a sociedade sobre os problemas gerados pela falta de conexão à internet ou pela baixa qualidade da conexão e mobilizar a população pela universalização do acesso à rede.

**As inscrições foram prorrogadas novamente e a matéria foi alterada no dia 25 de julho de 2019 para incluir a nova data (18 de agosto).